Hoje é dia de colocar algumas fotografias do que é possivelmente o rebocador mais pequeno a operar no Porto de Aveiro. Estou a falar, é claro, do rebocador "Espreita" da empresa Tinita.
Nesta fotografia podemos ver o rebocador "Espreita" a auxiliar o rebocador "Salinas de Aveiro" na atracagem do bacalhoeiro "Praia de Santa Cruz".
Atracado à ponte cais, juntamente com o rebocador "Balançuela Segundo" e o "Salinas de Aveiro".
Características Técnicas:
Porto de Registo:
Aveiro
Local de Construção:
Amesterdão
Ano de Construção:
1937
Comprimento Fora Fora:
13,13m
Boca Máxima:
3,78m
Máquina Principal:
1 motor Dorman 60TCW com uma potência de 380HP
Força de Tracção:
5 Toneladas
Velocidade:
8 nós
Informação retirada do site da empresa Tinita:
Espero que tenham gostado.
Até à próxima!
------------------------------------------------------------------
Imagens e textos protegidos pelos direitos do autor. Em caso de dúvida contacte-me.
© 2010 por Tiago Neves. Todos os direitos reservados.
Também fotografei esta lancha em Aveiro recentemente. Pertenceu anteriormente à Sociedade Cooperativa dos Catareiros do Porto de Lisboa que a modernizou e remotorizou nos termos em que se encontra actualmente. Creio que foi posicionada em Aveiro ainda no tempo dos Catraeiros.
ResponderEliminarBoas Luís!
ResponderEliminarÉ um rebocador bastante antigo, mas ainda efectua bastantes serviços, principalmente a auxiliar o Salinas de Aveiro.
Obrigado pela visita e volta sempre.
Cumprimentos,
Tiago Neves.
O rebocador ESPREITA, que como se sabe foi construido em Amesterdão, veio em 1937 para o rio Douro, possivelmente para armador da praça do Porto, cuja designação social desconheço, onde trabalhou até ao eclodir da 2ª guerra mundial no tráfego local e na assistência às manobras de desandar os navios nas largadas.
ResponderEliminarNos registos de meu pai, piloto da barra,encontrei bastantes manobras de navios em que a lancha ESPREITA foi chamada para prestar assistência, dentre eles o vapor Português PERO DE ALENQUER, 105m/2.592tb.
Pela sólida e bem delineada reconstrução está ali para durar à volta de outros tantos 70 anos.
Saudações maritimo entusiásticas
Rui Amaro
É verdade! Ainda bem que esta empresa o vai mantendo, é um rebocador bastante antigo, e que ainda vai fazendo serviço. Pode ser que um dia tratem do Foz do Vouga.
ResponderEliminar