Tive a oportunidade de visitar o Museu Marítimo de Ílhavo, e pude captar imagens da belíssima exposição SOBRE A ÁGUA - Escultura de Alberto Carneiro.
Aconselho vivamente a visita a esta exposição temporária, que só durará até dia 30 de Abril deste ano.
Deixo então aqui algumas fotografias possíveis:
Aconselho vivamente a visita a esta exposição temporária, que só durará até dia 30 de Abril deste ano.
Deixo então aqui algumas fotografias possíveis:
" De um museu marítimo esperam-se projectos culturais capazes de invocar a materialidade da relação do Homem com o mar. A escultura de Alberto Carneiro encerra esse e outros significados na medida em que exprime a relação do artista com a natureza. A exibição de duas magnificas obras de escultura em madeira no Museu Marítimo de Ílhavo reafirma a intenção de abrir o Museu à arte contemporânea e de promover culturas marítimas esteticamente construídas. A exposição será, também, uma forma de partilhar com o público o percurso e as linguagens de um artista singular. exposição patente até 30 de Abril | entrada gratuita Exibição do filme documental “Dificilmente o Que Habita Perto da Origem Abandona o Lugar”, de Catarina Rosendo e Olga Ramos Sinopse Alberto Carneiro é escultor. Nasceu na zona rural nortenha de São Mamede do Coronado. Aí exerceu o ofício de santeiro durante vários anos, antes de iniciar um percurso artístico que o transformaria num dos mais importantes artistas da sua geração. Hoje habita no mesmo lugar onde nasceu, num “regresso a casa” que é também um retorno aos lugares que influenciaram as suas propostas artísticas: as coisas da terra, a paisagem e o mundo agrícola e rural do Vale do Coronado. Esta é uma história sobre Alberto Carneiro, vista a partir da sua obra, de 1968, O canavial: memória-metamorfose de um corpo ausente, assumido como eixo em torno do qual se constrói uma narrativa que sobrepõe os ritmos quotidianos da sua vida à sua obra e, no limite, torna o homem indistinto do próprio escultor."
Fonte: Museu Marítimo de Ílhavo
Fonte: Museu Marítimo de Ílhavo
Desta visita ao Museu, consegui ainda trazer o livro "Faina Maior - A Pesca do Bacalhau nos Mares da Terra Nova" e ainda uma edição numerada encadernada em pele do livro "A Campanha do Argus - Uma viagem na Pesca do Bacalhau". Como sempre, recomendo vivamente estes dois últimos livros, sendo que o Faina Maior está qualquer coisa! Parabéns aos envolvidos no projecto!
Espero que tenham gostado!
Até à próxima
Espero que tenham gostado!
Até à próxima
------------------------------------------------------------------
Imagens e textos protegidos pelos direitos do autor. Em caso de dúvida contacte-me.
© 2010 por Tiago Neves. Todos os direitos reservados.
Sem comentários:
Enviar um comentário
Muito Obrigado por comentar!