Enquanto fazia a visita habitual ao Localizatodo, reparei que Aveiro estava coberta pela recepção de sinal AIS, e que um barquinho laranja se aproximava da nossa barra. Esse navio era o "Pascoal Atlântico". O AIS indicava a entrada para as 14h00, como tal, depois do belo do almoço, zarpei, a meia máquina, pois os bolinhos de bacalhau tinham sido muitos, rumo ao Forte da Barra.
Como quem manda não é o AIS, e sendo que já se estava na Preia Mar, por volta das 13h45 já se via ao longe este moderno navio da Pascoal.
De repente, o Mestre da lancha guinando para bombordo, como que querendo abalroar o navio, colocou a lancha muito próxima do mesmo, sempre a apitar também, dando as boas vindas à tripulação. Algo bonito de se ver.
Chegando ao Caís dos Bacalhoeiros, para atracar junto da Sede do armador fica completa mais uma viagem aos mares da Terra Nova, como outrora acontecia com os nossos saudosos navios de vela.
Curiosamente, descobri hoje que está a ser preparado um documentário sobre a pesca do bacalhau na Terra Nova a bordo deste navio:
Espero que tenham gostado!
Até à próxima.
Curiosamente, descobri hoje que está a ser preparado um documentário sobre a pesca do bacalhau na Terra Nova a bordo deste navio:
Espero que tenham gostado!
Até à próxima.
------------------------------------------------------------------
Imagens e textos protegidos pelos direitos do autor. Em caso de dúvida contacte-me.
© 2010 por Tiago Neves. Todos os direitos reservados.
Boa reportagem e o filme um espanto.
ResponderEliminarRicardo Matias
Muito obrigado. È sempre bom vê-lo por aqui. Quanto ao documentário, espero que siga para a frente, pois estou desejoso de o ver.
ResponderEliminarAbraço!
Bom trabalho Tiago, por acaso tinha ja visto esse ''trailer'' atraves do teu facebook, tou a ficar um grande fã aqui do blog, continua com o bom trabalho!!
ResponderEliminarabraço
Muito obrigado pelo comentário Rafa! Gostava de ver o desenrolar desse trailler. Quando tiver notícias irei postar.
ResponderEliminarAbraço.
Excelente.
ResponderEliminarObrigado pelo registo de entrada de um dos mais modernos navios da frota.
Bem apanhado caro Tiago,por estas condições muitas vezes eu passei,é de verdade uma coisa indescritível a chegada dos navios ao porto do nosso País, principalmente quando estamos ausentes vários meses,existe de fato muito frenesim...
ResponderEliminarSaudações marinheiras.
José Castro
tenho uma foto panoramica onde apanho o polynesia e o pascoal atlantico que tirei ontem, pode ser que te interesse para complementar algo
ResponderEliminarabraço e continua
Sábado vi-o apenas por fora hoje consegui espreitar lá para dentro. Obrigado Tiago pela partilha.
ResponderEliminarMuito obrigado Rui!
ResponderEliminartbm espero que o documentário siga em frente!! :) e em breve chegará o nosso Pascoal Atlantico :):):).
ResponderEliminar