O tempo passa num ápice, e foi já há três meses que a Gafanha da Nazaré se transformou, mais uma vez, numa terra de veleiros, como outrora havia sido. É provável que alguns destes jovens veleiros nunca tenham estado num local tão humilde e pequeno, mas que ao mesmo tempo tenha dado o Ser a tantos e diferentes veleiros, numa terra conhecida pelos seus Homens de ferro em Barcos de pau.
O emaranhado de cabos, amarras, mastros e velames decorou o Terminal Norte durante 3 longos dias. Milhares os visitaram, e por pouco tempo voltámos às nossas origens, que parecem tão distantes e apagadas no tempo...
Muitas fotografias ficaram por publicar, mas deixo aqui algumas descrevem bem o espírito vivido nestes dias.
Um panorama do Terminal Norte, a casa destes gigantes dos Mares.
Mesmo estando em terra, os trabalhos nunca param, e neste caso o veleiro "Maybe" realizava reparações num dos mastros.
Ao contrário do que é normal nestes eventos, alguns veleiros permitiram que se visitasse o seu interior, como foi o caso do "TS Pelican of London", um ex arrastão lateral reconvertido a navio de vela. Tive a oportunidade de trocar algumas palavras o seu "Sailing Master", um senhor bastante acessível, simpático e conhecedor também da nossa história de pesca à linha. Foi um prazer poder conversar com ele!
Outra grande surpresa foi o facto de ter podido visitar o "Guayas" por dentro. Mais uma vez uma extraordinária hospitalidade por parte do oficial que nos mostrou o navio, e que fez questão também de nos falar um pouco sobre a história do seu país, o Equador.
Um belo navio, tanto por dentro como por fora, e que possui bastante histórias para contar. Talvez o navio mais animado que visitou o nosso porto.
Esperemos que voltem, e que possam continuar a divulgar toda esta cultura à espera de ser recebida de braços abertos. E que nós a saibamos dar, e receber, pois afinal somos um País com o Mar por Tradição.
Até à próxima!
------------------------------------------------------------------
Imagens e textos protegidos pelos direitos do autor. Em caso de dúvida contacte-me.
© 2012 por Tiago Neves. Todos os direitos reservados.